quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Outra caixa!

A campanha arqueológica chegou ao fim.

Hoje acabamos o inventário de materiais, a fotografia e os últimos desenhos. Agora temos pela frente a tintagem dos desenhos e o estudo das tipologias cerâmicas para podermos datar os materiais e através deles as estruturas encontradas durante a escavação.






Fechámos a caixa de 2008. Voltaremos em 2010 para encher outras caixas com um pouco mais da história do Palácio de Apriés.




Custa-nos deixar a família Pitufi, mas os guardas do armazém do Museu de Mênfis já nos garantiram que não lhes vai faltar comida.





Até à próxima campanha! Ma salama!

3 comentários:

  1. Olá ! Antes de mais muitos parabéns pelo vosso trabalho. Imagino que não seja fácil trabalhar com areia e calor por todo o lado !
    Tenho seguido o vosso trabalho na net desde há uns anos a esta parte.
    Sou aluna de historia na UNL, e, pelo que sei que há alguma informação sobre as campanhas de anos passados na revista Hathor. Assisti tb a um aula sobre o palácio pela arqueologa Ana Cristina (? - não tenho a certeza do nome, penso que este ano não tenha participado). De qq forma fiquei ainda mais curiosa !
    Os resultados da campanha de 2008 serão publicados ou apresentados publicamente ? Como posso estar "à escuta" dos vossos progressos ? Neste Blog ? O site "oficial", que tinha um documento do Petrie já não está activo, pois não ?
    Muito Obrigada. E mais uma vez parabéns !

    ah é verdade : fiquei cheia de pena da familia Pituffi !

    ResponderEliminar
  2. Em primeiro lugar parabens pelo magnifíco trabalho que espero que continuem por muitas campanhas.
    Em segundo lugar e depois de ter visto a apresentação da Sofia e da Professora Maria Helena em Coimbra, só me apetece dizer...que bom é acreditar nos nossos sonhos, apesar das vozes dos velhos do Restelo.
    Fiquei bastante agradado com o vosso Blog e irei acompanhá-lo com maior regularidade e colocar o link no meu próprio blog, também dedicado a um projecto de arqueologia (www.outeirodocirco.blogspot.com)

    Mais uma vez parabéns

    Miguel Serra
    CEAUCP-CAM

    ResponderEliminar
  3. Olá! Antes de mais muitos parabéns pelo, fantástico trabalho que tem vindo a desenvolver!
    Tenho visitado este blog e os restantes sites desde que realizaram a conferência "O palácio de Apriés em Mênfis: a primeira missão arqueológica portuguesa no Egipto", na faculdade de letras da universidade de Coimbra. Sou estudante de Arqueologia e História em Coimbra e actualmente encontro-me no 1º ano da faculdade, gostava de um dia poder especializar-me em Egiptologia…
    Gostei muito de poder visitar este site e conhecer as maravilhas do Egipto e de todo este fantástico projecto, desde os meus 8 anos (tenho 21), que sou fascinada pela egiptologia, pela arqueologia e pelo modo como nossos antepassados com sabedoria fizeram a nossa história…
    sou loucaa pelo Egipto antigo, o meu sonho é conhece-lo, adoraria conhecer o museu do cairo. Espero um dia poder visita-los! :)
    Parabéns vocês estão a trazer conhecimento para as pessoas sobre uma civilização patriarca!

    O EGITO É FONTE DE CONHECIMENTO E DE DEMONSTRAÇÃO DA CAPACIDADE DO HOMEM DE SE ETERNIZAR PELA CULTURA E PELA HISTÓRIA.

    ESTE "SITE" COMPROVA ESSA AFIRMAÇÃO.PARABÉNS!

    ResponderEliminar