sexta-feira, 1 de maio de 2009

INSHA’ALLAH



Ontem, dia 30 de Abril de 2009, foi dado como concluído o trabalho de escavação efectuado pela equipa portuguesa, na estação arqueológica de Kôm Tuman (Menfis).
A escavação “encerrou” após ter-se efectuado a cobertura de toda a área intervencionada com geo-têxtil e terra. Apesar de temporário, este método é bastante usado, especialmente para tentar suster os crescentes avanços no roubo de adobe. Com efeito, os resultados dos roubos do adobe das paredes do palácio de Apriés e de outros edifícios localizados nas imediações são visíveis de ano para ano, uma vez que o adobe é usado como método artesanal de fertilização do solo pelos agricultores locais (sebahin).
Agora, segue-se o estudo de todo o espólio arqueológico recolhido durante as escavações, assim como o trabalho de desenho e respectiva tintagem. Trata-se da segunda fase da campanha, e tem como objectivo elaborar um relatório preliminar destinado ao Egyptian Supreme Council of the Antiquities.
O espólio, acomodado em diversas caixas destinadas a esse efeito, foi transferido ontem para o armazém de estudo dos materiais, onde irão decorrer os trabalhos finais, tais como o desenho a fotografia e o inventário de todo o material da temporada deste ano.
Para o bom prosseguimento dos trabalhos muito contribuíram, em primeiro lugar, os nossos trabalhadores (Ramadan Faid, Ramadan Aid, Abdel Nabi, Ramadan Gab, Mohamed Al Masri, Said Al Masri, Agag, Hassan, Hamada, Mohamsin, Wail) e o nosso Reiss Tamer Altayed (o chefe dos trabalhadores e nosso homem de confiança), a quem agradecemos.



Em segundo lugar, também queremos agradecer à Familia Altayed pelo carinho; ao Ibrahim pelo cuidado em tratar do nosso apetite- sem ele a nossa barriga queixar-se-ia, sem sombra de dúvida; às nossas famílias, porque não é fácil estar um mês fora, por isso todo o apoio telefónico foi essencial; aos nossos amigos que para saber novidades nossas, tinham de esperar ansiosamente pelo fim da tarde para visitar o nosso blog que muitas vezes foi actualizado com um olho aberto e outro fechado, devido ao cansaço.
E claro, a todos os leitores do nosso blog que deixaram comentários de apoio.
O trabalho prossegue agora no armazém…as escavações regressam em Outubro e como aqui se diz…. INSHA’ALLAH !